segunda-feira, 1 de março de 2010

QUE BELA VISÃO PANORAMICA TEMOS NESTE HISTÓRICO LOCAL.

Capela do Senhor do Bonfim

A Capela do Senhor do Bonfim, situa-se no alto da maior elevação do núcleo urbano de Magé.

Em janeiro de 1907, o frade João Batista Fostini dizia o seguinte: "A Capela do Senhor do Bonfim, foi edificada em 1876. A respeito da dita capela constou-me o seguinte: por escritura de 8 de setembro de 1876 e ratificada por Escritura Pública de 29 de setembro de 1877, o português Manoel Gonçalves da Costa fez doação a Sociedade de Música Recreio Mageense, no alto do Morro da Figueira, nesta cidade para edificação de uma capela com invocação do Senhor Jesus do Bonfim".

No dia 03 de novembro de 1935, o padre Júlio Billot, inaugurava o cruzeiro luminoso, iniciativa do fiscal da prefeitura, Sr. José de Paiva Patrício, tendo o Sr. Interventor Municipal Comandante Gilberto Henot de Barcellar, cedido gratuitamente a eletricidade para a iluminação do novo atrativo e capela.

Já no dia 10 de dezembro, celebro-se, pelo mesmo padre, a Festa do Senhor Jesus do Bonfim. E ele narrou: "O sítio é verdadeiramente encantador é, uma das vistas panorâmicas mais lindas que tenho visto e a gente passa horas e fica-se extasiado pelo deslumbramento.

A Sudeste a Serra da Carioca, no Rio de Janeiro, onde pode-se observar nos dias mais claros o "Redentor" encimado a Baía de Guanabara com suas ilhas, sobressaindo-se o pequeno arquipélago de Paquetá e a Ilha do Governador, dentre outras, e ao Norte/Nordeste a Serra de Petrópolis e a dos Órgãos. Aos pés do outeiro pendendo-se a perca de vista a verde Baixada Fluminense".

Capela do Senhor do Bonfim Morro do Bonfim, s/nº - Centro/Magé/RJ/Brasil Acesso: Fácil Visitação: Sábados e domingos durante as missas


Quer fazer a bateria do seu notebook render mais? Clique aqui e descubra como.

COMO UM DIAMANTE PRECIOSO ESTA IGREJA SOBREVIVE A TODOS OS INTEMPÉRIOS E ADVERSIDADES.

Igreja de Nossa Senhora da Piedade de Magé

Criada a Freguesia de natureza colativa pelo Alvará de 18 de janeiro de 1696, principiou a ter párocos próprios com a apresentação do 1º Padre José Carvalho, que por Carta de 29 de março de 1697, entrou a servi-la. Sucedeu o 2º Padre, Baltazar de Oliveira no ano de 1701, por quem foi deixada a quantia de 200$000 para patrimônio da Igreja Matriz, ordenando a seus testamenteiros a entrega pronta deles ao Prelado, a fim de se porem a juros com toda segurança de fiadores abonados e hipotecas livres, e de se aplicar o produto anual às obras mais necessárias ao ornato do altar da Senhora da Piedade, cuja cobrança e despesa cometeu aos Vigários seus sucessores, com obrigação de dar contas ao mesmo Prelado, ou aos Visitadores seus Delegados, como consta da verba do testamento registrado no Liv. 15 dos óbitos da Freguesia da Sé fol. 266 verso. Falecido Oliveira entrou o 3º Padre Antônio de Almeida e Silva, por carta de 11 de novembro de 1749, e confirmação de 19 de janeiro do ano seguinte; mas permutando a Igreja como o Padre José de Oliveira, Vigário que era da Paróquia de S. Salvador de Guaratiba, passou este por apresentação de 21 de fevereiro de 1756, e confirmação de 11 de julho do mesmo ano, a tomar posse da Freguesia, como 4º Padre Filipe de Siqueira Unhão por carta de 2 de abril de 1771, e confirmação de 6 de novembro seguinte. Foi 7º o Padre Baltazar dos Reis Custódio, por carta de 9 de dezembro de 1786 e, confirmação de 26 de maio do ano seguinte. É atualmente 8º o Padre José Gomes Sardinha.


Quer navegar na Internet sem medo? Instale grátis o Internet Explorer 8.

COBIÇADO POR MUITOS, CONQUISTADO POR POUCOS, PALÁCIO ANCHIETA. O QUE MOVE ESTE AMBICIOSO DESEJO?

Palácio Anchieta

Trafegando pela BR 493, indo ou vindo, o viajante poderá conhecer o Centro Histórico de Magé ou a Praia da Piedade. Mesmo que esteja a caminho de outro distrito ou município poderá, também, conhecer o Palácio Anchieta, inaugurado em 1949, com características de Estado Novo, que pela sua imponência testemunha a importância que o Município de Magé possui.

O atrativo está localizado no centro da cidade, em meio a uma praça ajardinada e cercada por várias espécies de árvores. Em seu entorno existe ainda construções de passagem do século em meio a edificações modernas.

Palácio Anchieta: Praça Dr. Nilo Peçanha, s/nº / Centro de Magé/ RJ/ Brasil. Acesso: Fácil Visitação: Externa.


Quer navegar na Internet sem medo? Instale grátis o Internet Explorer 8.

MAGÉ - TERRA DA MIRINDIBA, A ÍNDIA ENCANTADA.

A história, contada de boca em boca, de uma índia Tupinambá que foi transformada em árvore pelo pajé de sua tribo. Esta árvore fica no morro do Bonfim no Centro de Magé. Realidade ou fantasia? Para nós não importa. O que importa, é que esta história serviu de inspiração para a criação de um movimento de resgate do patrimônio histórico-cultural e ambiental de Magé. Este movimento de pessoas interessadas nas histórias de Magé acabou transformando-se na Mirindiba. Este blog é de uma índia encantada, transformada em um personagem que nos serve de motivação para a leitura do mundo em que vivemos, de um povo rico em simbologias e significados criativos, que formam nossa identidade coletiva e indivivual. Elementos que constituem nossa cidadania, nossa história. Diversidade encontrada em nossa terra mageense, construída de índios, europeus e negros. Rica em patrimônio histórico-cultural e ambiental. Fonte: mirindiba-ipcca.blogspot.com/

Quer fazer a bateria do seu notebook render mais? Clique aqui e descubra como.