quinta-feira, 19 de agosto de 2010

PRESIDENTE FIGUEIREDO ORFÃO DE PAI VIVO.

Menina recusa-se a cumprimentar o presidente João Figueiredo
O Figueiredo antes de assumir o governo em março de 79 já externou o seu pensamento e já pensava na lei de anistia porque ele foi, como se intitulava, órfão de pai vivo. Ele queria uma anistia ampla, geral e irrestrita e não se cansava de repetir isso. Ele não se conformava com o fato de seu pai ter passado cinco anos preso e de ter sido exilado. Portanto, Figueiredo já idealizava isso antes de assumir o governo e não se cansava de repetir que "lugar de brasileiro é no Brasil". Seu pai (General Euclides Figueiredo, um dos lideres da revolução constitucionalista), ocorrida em 1932 tinha por objetivo a derrubada do governo provisório de Vargas e a promulgação de um nova Constituição para o Brasil, cuja Constituição vigente na época era de 1891. Foi perseguido pelo então presidente Getúlio Vargas, e passou cinco anos presos, além de ter sido exilado, sendo obrigado a morar anos na Argentina. A revelação foi feita pelo general Danilo Venturini, ex-chefe do Conselho de Segurança Nacional, o homem que guardava o "arquivo dos punidos" pelo regime militar, no governo do presidente Figueiredo e que participou dos trabalhos de elaboração da lei, ao lado do então ministro da Justiça, Petrônio Portela. Na foto acima esta menina se recusa a cumprimentar o Presidente, mesmo não entendendo bem as coisas, mas entendia o que era bom ou ruim dito por seus pais.

ESTE BRASIL QUE NINGUÉM DESEJA MAIS.

A vitória do MDB nas eleições em 1978 começa a acelerar o processo de redemocratização. O general João Baptista Figueiredo decreta a Lei da Anistia, concedendo o direito de retorno ao Brasil para os políticos, artistas e demais brasileiros exilados e condenados por crimes políticos. Os militares de linha dura continuam com a repressão clandestina. Cartas-bomba são colocadas em órgãos da imprensa e da OAB (Ordem dos advogados do Brasil). No dia 30 de Abril de 1981, uma bomba explode durante um show no centro de convenções do Rio Centro. O atentado fora provavelmente promovido por militares de linha dura, embora até hoje nada tenha sido provado.

TRE-RJ PROIBE CRIVELLA DE CITAR LULA EM CAMPANHA.

Em seu site de campanha, Marcelo Crivella utiliza a imagem do predente Lula
O senador Marcelo Crivella (PRB), que disputa a reeleição no Rio de Janeiro, está proibido de utilizar imagem ou áudio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no horário eleitoral gratuito. A determinação é do juiz Antonio Augusto de Toledo Gaspar, do TRE-RJ (Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro). Crivella pode recorrer. A decisão, tomada nessa quarta-feira, proíbe ainda o uso da imagem e a menção do apoio do presidente Lula em propagandas impressas da chapa. Se a irregularidade prosseguir após a notificação, o candidato está sujeito a multa diária de R$ 200 mil. “Como o presidente Lula é filiado a partido político, o PT, a legislação admitiria a divulgação do apoio na campanha de Crivella apenas se o PT e o PRB integrassem a mesma coligação”, informa o TRE em nota. Ainda de acordo com o tribunal, “outra possibilidade seria a de Lula e Crivella estarem filiados ao mesmo partido político”.
Fonte: Band.com.br