segunda-feira, 8 de agosto de 2011

EVOLUÇÃO POLÍTICA COM A DERROTA DOS COZZOLINOS.

Para o chefe do departamento de Ciência Política da UFF, Marcus Ianoni, as eleições em Magé são um símbolo da evolução da política no interior do Estado. Para ele, a cidade a vivia uma espécie de coronelismo nos quase 30 anos em que foi dominada pela família Cozzolino: o pai e o irmão de Núbia também foram prefeitos da cidade.
O que levou à dominação dos Cozzolino?
É como outras oligarquias locais, uma espécie de coronelismo de raízes de urbanas. O local é controlado por uma família que também têm o poder econômico. O poder público vira uma extensão do patrimônio privado e são usadas práticas clientelistas.
Que práticas?
Agrados de ordem material e também de ordem afetiva para a população mais carente. Isso esconde uma relação de manutenção da desigualdade. Tem gente que acaba aceitando o ‘rouba mas faz’ e o político que dá algumas migalhas em troca de voto.
A cassação da ex-prefeita Núbia Cozzolino mostra uma evolução?
Sim, cresce a consciência de alguns setores e as instituições começam a funcionar melhor. O Ministério Público, por exemplo, foi o responsável pelos processos de improbidade administrativa contra Núbia.
As cidades pequenas são mais vulneráveis?
Sim. No interior, o poder é menos controlado e a sociedade civil costuma ser pouco organizada. Além disso, nesses locais a mídia não é desenvolvida ou é controlada pelas próprias famílias, o que torna o cenário mais preocupante.
VDF

TRE-RJ DIPLOMARÁ PREFEITO DE MAGÉ NESTA TERÇA-FEIRA.

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro vai diplomar o prefeito eleito de Magé, Nestor Vidal, nesta terça-feira, dia 9, às 16h, em sessão extraordinária no Plenário da Corte.
O TRE-RJ incluiu no Calendário Eleitoral das eleições suplementares do município a data da posse, que deverá acontecer na quarta-feira, acolhendo um pedido da Procuradoria Regional Eleitoral.
O presidente do TRE-RJ, desembargador Luiz Zveiter, entendeu que o novo prefeito deveria assumir o cargo em até 24 horas após a cerimônia de diplomação. "Montamos a estrutura para que a prestação de contas seja examinada e julgada em 24h, o que permite que a diplomação seja na terça-feira e a posse, na quarta", justificou o presidente. As contas do candidato eleito, Nestor Vidal, foram julgadas e aprovadas na sexta-feira, dia 5. O presidente do TRE-RJ, desembargador Luiz Zveiter, propôs que a solenidade de posse ocorresse na quarta-feira, dia 10, para atender, com o máximo de agilidade, o anseio popular expresso na votação suplementar.
Fonte: JB Online
VDF

ERNANI SILVA E NESTOR VIDAL UMA PARCERIA QUE DEU CERTO!

Estamos aguardando anciosamente a confirmação do local e horário da Diplomação e Posse de Nestor Vidal (Prefeito) e Claudio da Pakera(Vice), a princípio está confirmada a data, será dia 09/08/11 a Diplomação e 10/08/11 Posse, segundo informou o site do TRE. A diplomação deverá ocorrer no Plenário da Corte do Forum, localizado na rua Domingos Bellize. Já a Posse será na Câmara Municipal de Vereadores, em horários a serem confirmados.
VDF

FANTÁSTICO TIRA DÚVIDAS SOBRE A ESCRITA DE ALGUMAS PALAVRAS DE ORIGEM ESTRANGEIRA.

Apesar de muita gente desconfiar, muçarela é mesmo com Ç. A forma estrangeira e a forma nacional de se escrever determinada palavra são corretas, dependendo do uso.
VDF

TEMPESTADES PODEM TRIPLICAR NOS PRÓXIMOS 60 ANOS NO BRASIL.

Dentro de seis décadas, as tempestades serão três vezes mais frequentes no Rio de Janeiro e vão dobrar em São Paulo e Campinas. A previsão tem relação com o aquecimento das águas do Atlântico.
VDF