quarta-feira, 23 de setembro de 2009

PEC dos Vereadores é aprovada em segundo turno.

Brasília - Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que cria 7.709 vagas de vereadores no País foi aprovada, em segundo turno, ontem, pela Câmara dos Deputados. Foram 380 votos a favor, 29 contra e duas abstensões. Hoje, o País tem 51.748 vereadores. Com os novos, deve ir a 59.457. A medida será agora promulgada em sessão solene do Congresso.
A emenda prevê a posse imediata dos mais de 7 mil parlamentares, assim que for promulgada. Mas isso não deve ocorrer sem antes passar por grande batalha jurídica. Tanto o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, quanto o do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Carlos Ayres Britto, já disseram que os efeitos da emenda só valem para a eleição municipal de 2012. E o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cezar Britto, disse que vai recorrer ao STF se houver a posse de alguns deles.
A medida prevê também a redução dos percentuais máximos de repasses de recursos municipais para serem gastos com as câmaras de vereadores. Ou seja, as Câmaras Municipais continuariam a receber o montante previsto pela Constituição Federal, sem aumento nos gastos.

Instale o novo Internet Explorer 8 otimizado para o MSN. Download aqui

Eleições 2010.

Pesquisa eleitoral mostra aumento de Ciro Gomes.

A nova pesquisa do CNI/Ibope aponta o deputado Ciro Gomes, do PSB, como segundo nas pesquisas de intenção de voto para a presidência em 2010, atrás do governador de São Paulo José Serra. Ciro tirou pontos de Serra e de Dilma, que agora está em empate técnico com Ciro. Na lista que inclui os nomes da senadora Marina Silva, do PV, e de Heloísa Helena, do PSOL, Dilma empata com Ciro em 14%. Serra lidera com 34%, Marina Silva fica com 6% e Heloísa Helena com 8%. Dilma Rousseff é a candidata que possui o mais alto índice de rejeição: 40%. Os pesquisadores afirmam que o desconhecimento da candidata pode gerar índices mais elevados. Cuidado Presidente Lula, o candidato não é Vª. Exª., o PT precisa de um plano B, caso a Dilma não decole.

Com o Novo Internet Explorer 8 suas abas se organizam por cor. Baixe agora, é grátis!