segunda-feira, 11 de outubro de 2010

SABE QUEM É PAULO PRETO - "HOMEM BOMBA" DO PSDB?

O "operador" Paulo Vieira de Souza, o "Paulo Preto", um dos mais influentes personagens do submundo do lobby do PSDB de São Paulo, é suspeito de sumir após arrecadar R$ 4 milhões para a campanha presidencial de José Serra. A informação foi confirmada pela revista IstoÉ. O sumiço de Paulo Preto foi descoberto pela cúpula tucana no dia 2 de agosto. "'Operador' some com dinheiro doado ao PSDB". Paulo Preto é figura conhecida em São Paulo por seus vínculos com dirigentes do PSDB, e chegou a ser nomeado para a assessoria especial do secretário da Casa Civil do governo paulista, Aloysio Nunes Ferreira. Os tucanos nem puderam chamar a polícia: o dinheiro arrecadado era para o "caixa dois" da campanha, constituído de "recursos não contabilizados". O vice presidente do partido, ex-ministro Eduardo Jorge Caldas Pereira, afirmou à revista: "Ele (Paulo Preto) arrecadou por conta própria, sem autorização do partido. Não autorizamos ninguém a receber dinheiro de caixa dois".

PARA ONDE VAI MARINA?

chamada.jpg
JOSÉ SERRA CANDIDATO À PRESIDENCIA PELO PSDB - Disse: "Marina, seu eu fosse usar minha régua, diria que você e a Dilma têm muito mais coisas parecidas do que qualquer outro candidato aqui".
Entre a pressão de partidários do PV, que querem apoiar o PSDB em troca de cargos, e a origem de sua formação política, Marina tem ainda uma grande decisão a tomar nesta eleição. Ao repudiar de forma preventiva a proposta de quatro ou cinco ministérios que os tucanos ofereceram ao Partido Verde (PV), a senadora Marina Silva não só rejeitou o fisiologismo como também mostrou o caminho que vai tomar daqui para a frente. Será o caminho da coerência com tudo que ela apresentou aos eleitores durante sua campanha à Presidência. “Quem estiver oferecendo cargo não entendeu nada do que as urnas disseram”, advertiu a senadora. A sinalização poderá representar ainda mais. Se Marina decidir manter coerência também com sua trajetória política, naturalmente estará muito mais próxima do pensamento do governo Lula do que dos tucanos. Até mesmo analistas internacionais já anotaram esse possível desfecho. O jornal “Le Figaro”, por exemplo, porta-voz da direita francesa, ressaltou durante a semana que a tendência natural será a aproximação de Marina com o PT. “A maioria dos dirigentes do Partido Verde apoiaria José Serra, em nome das alianças regionais costuradas entre os dois partidos. Mas um tal gesto de Marina seria julgado como uma traição à esquerda”, ressaltou o conservador “Le Figaro”. Seria também uma traição às origens políticas da senadora. Marina já demonstrou que não pretende ficar refém dos interesses do PV. Dentro do partido, as críticas da senadora ao voraz apetite verde por cargos provocou reações. O comando do partido, de olho em prováveis empregos, chegou a ameaçar, na quinta-feira 7, com uma rebelião. Num encontro convocado às pressas, cerca de 20 membros da cúpula do PV se declararam desrespeitados por Marina e começaram a discutir estratégias para apoiar Serra de qualquer jeito. A ação dos dirigentes do PV acaba, porém, fechando as portas da neutralidade para Marina. A partir de agora, não se posicionar no segundo turno significaria, na prática, corroborar a adesão fisiológica do partido aos tucanos. No entanto, Marina sabe que dos 20 milhões de votos que recebeu das urnas, certamente não mais de 4% são atribuídos à influência do PV, que elegeu apenas 15 deputados federais. Levando isso em conta, ela não está disposta a se submeter a uma minoria depois do enorme sucesso eleitoral conquistado.

G_Marina.jpg

Fonte: Revista Istoé.