quarta-feira, 25 de agosto de 2010

MACHU PICCHU PERU – SÍMBOLO DE COMUNIDADE E DEDICAÇÃO.

Machu Picchu
No século XV, o imperador inca Pachacutec edificou uma cidade nas nuvens, na montanha conhecida como Machu Picchu (“velha montanha”). Este extraordinário povoado está localizado no Planalto dos Andes, nas profundezas da floresta amazônica e acima do rio Urubamba. Abandonada pelos incas devido a um surto de varíola e após a derrota do Império Inca pelos espanhóis, a cidade foi considerada “perdida” durante mais de três séculos. Machu Picchu é um dos sítios arqueológicos mais populares do mundo e foi redescoberto pelo explorador norte-americano Hiram Bingham, em 1911.

COLISEU DE ROMA (70-82 d.C.) – ROMA, ITÁLIA – SÍMBOLO DE JÚBILO E SOFRIMENTO.

Ficheiro:Colosseum in Rome, Italy - April 2007.jpg
Este grandioso anfiteatro foi construído no centro de Roma em honra aos legionários vitoriosos e para celebrar a glória do império romano. O seu design conceitual mantém até aos nossos dias, uma vez que após cerca de 2000 anos, praticamente todos os modernos estádios desportivos continuam a ter o cunho inconfundível do design original do Coliseu. É através do cinema e dos livros de história que temos noção das lutas cruéis e dos jogos que tinham lugar nesta arena, para júbilo dos espectadores.

TAJ MAHAL UMA BELA HISTÓRIA DE AMOR.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi0fe_k0ZL1G4RUuIegmFRcdBWPmqFQ0-7N9GgiltigfTYBaPbV-WYOwDeZ-6WdI0rF-ThSXuonDD_69B46lyIdFeLtLxKkLyKLdSZZ4UoUp96atxofTJvN6w3j5bg8mS0UEmRYCy-lfs54/s1600/taj_mahal_1.jpg
Na condição de monarca, Shah Jahan tinha várias esposas, mas Aryumand Banu Begam era, sem dúvida, a mais amada.A sua predileção por Aryumand era tanta, que passou a chamá-la pelo nome de Mumtaz Mahal, ou seja, “a eleita do palácio”. Entretanto, a relação afetuosa entre Mumtaz e Shah chegou ao fim quando a esposa preferida não sobreviveu ao parto de seu décimo quarto filho. Desolado com a perda de sua amada, o poderoso rei ordenou a construção de um enorme mausoléu que deveria abrigar o corpo de sua amada e, ao mesmo tempo, simbolizar o amor do rei à sua falecida esposa. Entre os materiais empregados na construção podemos destacar o uso de pesados blocos de mármore da Índia, ametistas persas, safiras do Ceilão, cristal e jade chineses, pedra turquesa tibetana e o Lápis - Lazuli do Afeganistão. Em 1657, apenas cinco anos antes do palácio ser finalmente concluído, o imperador Shah Jahan adoeceu e perdeu seu posto imperial para seu filho Aurangzeb. Durante o tempo em que ficou enfermo, Shah observava o Taj Mahal e relembrava os dias felizes que teve ao lado de sua amada. Com a sua morte, em 1666, o antigo monarca foi enterrado ao lado de sua esposa predileta.