Governos europeus ofereceram ajuda ao Japão, após o terremoto e a tsunami que atingiram o país. O primeiro-ministro britânico David Cameron ordenou a discussão de todas as formas de apoio. A Rainha Elizabeth II lamentou a tragédia.
Alberto Sayão diz que em termos de tremor, as consequências não foram tão graves. Mas o tsunami que se formou a seguir causou uma destruição grande no país asiático.
Segundo Flávio Inahara, a maioria das construções é feita para aguentar os impactos. O técnico de futebol Levir Cuipi afirmou que não tinha noção das consequências do desastre. Victor Hancock ressaltou que há treinamento para essas situações.
Em meio a informações desencontradas, o governo japonês já admite que o número de mortos pode passar de mil, após o tremor de 8,9º na Escala Richter, na madrugada. Ondas gigantes arrasaram cidades da costa do Japão.
Um aparelho na Unicamp, no interior de São Paulo, registrou o tremor pela manhã. O sismógrafo foi desenvolvido pelo professor e geólogo Rogério Marcon. Gráficos mostram que o impacto atingiu menos de um ponto de magnitude.
O país começa a acordar do pesadelo que devastou a região central e noroeste do Japão. O governo japonês já admite que o número de mortos pode passar de mil.
As agências de notícias em espanhol passaram o dia debatendo o risco de tsunami na região. Embora as informações oficiais sejam de que as ondas estão perdendo forças, Peru, Equador e Chile continuam em estado de alerta.
No Havaí, foram acionadas sirenes. Na Califórnia, autoridades dispararam telefonemas com mensagens de alerta. O mar bastante agitado virou barcos. Barack Obama declarou que os EUA ajudarão o Japão através de navios militares.
Em junho de 2012, o Rio de Janeiro vai sediar a próxima conferência sobre desenvolvimento sustentável das Nações Unidas. A reunião, batizada de Rio +20, é aguardada com ansiedade e está sendo considerada a mais importante desde a ECO-92.
O epicentro foi no Oceano Pacífico, a 373 quilômetros da capital Tóquio em uma profundidade de 24 quilômetros. O fenômeno foi sentido na China, cerca de dois mil quilômetros de distância.
O tsunami quase sempre tem origem em um terremoto no fundo mar, também chamado de maremoto, provocado pela movimentação de placas imensas de rocha. Quando elas se movimentam, liberam uma energia enorme.
Pouco tempo depois do primeiro tremor de terra, ondas gigantes formadas no Oceano Pacífico atingiram o Nordeste do Japão. Várias cidades ficaram debaixo d'água. Alertas de tsunami chegaram a ser emitidos para 50 países e territórios.
Ruinas da Igreja de Nossa Senhora da Estrela dos Mares.
Casa das Três Portas
Na Casa das Três Portas funcionavam a Cadeia Pública (no andar térreo) e a Câmara ( no andar de cima), criada a partir de 1846, quando o arraial foi elevado à categoria de Vila pelo Rei de Portugal.
Estrada da Serra Velha (Inhomirim)
PREVISÃO DO TEMPO
EU TE AMO!
CREIO NA JUSTIÇA DE DEUS!
"Não quero nem saber se há luz no fim do túnel; Quando entro nele, logo acendo a minha."
"Ter fé é acreditar nas coisas que se esperam e não se vêem." Hbr 11-1.