terça-feira, 2 de março de 2010

ESTE LOCAL ESTÁ ABANDONADO, COMO SERIA BOM REVITALIZÁ-LO.

Píer de São Francisco do Croará

Da Praia de Olaria, continuando em direção a Praia de São Francisco, pega-se a Rua Walter Ferreira até a Rua das Flores (uma antes à direita da Praça de São Francisco), seguindo cerca de 300 metros, até alcançar o Píer de São Francisco do Croará.

O atrativo foi construído sobre uma antiga embarcação por causa da grande quantidade de lodo existente na área. Após fixar-se, em seu interior foi colocada de maneira arrumada grande quantidade de pedras, modulando todo seu casco. À medida que as pedras foram sendo colocadas o barco afundava no terreno lamacento até alcançar uma base sólida, formando assim um pequeno porto. Os anos passaram, e com o crescimento do local e a vinda do antigo cassino, instalado nas proximidades, foi necessário a construção de um maior. O antigo píer não foi abandonado e serve até hoje como sustentáculo da primeira coluna do atual.

Do Píer de São Francisco pode-se observar a Capela de São Francisco do Croará, e em minutos alcançá-la. Inaugurada em 1745, a edificação está localizada em posição de dominância sobre um belíssimo platô, cercada de vegetação abundante e graciosa vista do horizontal dos manguezais, do mar, da Baía de Guanabara e suas ilhas, do Rio de Janeiro e o verde da Serra dos Órgãos.

Píer de São Francisco do Croará: Praia de São Francisco do Croará, s/nº Guia de Pacobaíba -5º Distrito de Magé /RJ /Brasil Visitação: Diária Acesso: Fácil


Transforme-se em personagens engraçados. Conheça o novo site de I Love Messenger.

COMO É LINDA A VISÃO PANORAMICA DESTE LUGAR.

Capela de São Francisco do Croará

A Capela de São Francisco do Croará, erigida por João da Silva Mello, com provisão de 28 de agosto de 1745, substituindo a demolição de outro edifício semelhante em sítio longe da Matriz (N. Sra, da Guia de Pacobaíba) uma légua e próxima ao mar.

O atrativo, possui influência jesuítica na composição de sua fachada principal. A principal e a do Leste possuem elementos de gosto clássico que a valorizam – frontão triangular, largos cunhais e cimalhas de grandes proporções.

A torre sineira tem solução de acesso externo em alvenaria e funciona, juntamente com a sacristia, como contraforte da fachada voltada para o mar.

A capela está voltada para o Sul, situada num platô de dois morros providos de vegetação abundante, que encerram a Praia de São Lourenço. A edificação está localizada em posição de dominância sobre toda a área da Praia de São Francisco.

Capela de São Francisco do Croará: Praça de São Francisco, s/nº São Francisco do Croará/ Guia de Pacobaíba, 5º Distrito de Magé/ RJ/ Brasil. Visitação: Aos sábados durante a missa Acesso: Fácil


Fale com seus amigos do Messenger direto da Caixa de Entrada do Hotmail. Clique aqui

SOTERRADO PELO TEMPO AINDA SOBREVIVE, PORTO MAUÁ.

Porto de Mauá

Chegando a Figueira e dobrando à direita, na Estrada Real de Mauá, em direção a Praça da Guia, após dois quilômetros, encontra-se localizada à esquerda a área onde está localizada a estação ferroviária de Guia de Pacobaíba, que pertenceu a primeira estrada de ferro do Brasil, construída por Irineu Evangelista de Souza, Barão e Visconde de Mauá, em 30 de abril de 1854. Foi lá que, pela primeira vez, o solo da Pátria sentiu o rodar de uma locomotiva.

O Cais de Mauá, grande obra de engenharia, avança cerca de 250 metros pela Baía de Guanabara. No passado serviu como atracadouro de embarcações de porte.

A "Locomotiva Baronesa", percorria em 23 minutos os primeiros 14,50 Km de trilhos do Brasil. Era o trecho inicial da estrada que ligaria o Porto de Mauá, em Guia de Pacobaíba, no extinto Município da Estrela a região do Fragoso, na encosta da Serra da Estrela.

Na mesma data, 30 de abril de 1854, Irineu evangelista de Sousa, recebia o título de Barão de Mauá. A honraria resultou de uma discreta iniciativa do Ministro do Império Luiz Pedreira Couto Ferraz, só então divulgada. Com o Ministro, quatro anos antes, Mauá tinha assinado o contrato das obras.


Quer falar com seus amigos do Messenger sem instalar nada? Clique aqui e veja como.

BOATO OU VERDADE, VAMOS AGUARDAR O TEMPO É O SENHOR DA VERDADE.

A ADVOGADA E EX-PROCURADORA DA PREFEITURA DE MAGÉ DRª MARCELE COZZOLINO, EX-DO VEREADOR LEO DA VILA, ANDA DIVULGANDO QUE HAVERÁ NOVAS ELEIÇÕES PARA PREFEITO, QUE A PREFEITA AFASTADA NÚBIA COZZOLINO ESTA CONSCIENTE DISTO. MARCELE COMENTOU QUE NA COZZOLÂNDIA ONDE É O SEU REDUTO FAMÍLIAR, O ASSUNTO EM PAUTA É ESTE, A CASSAÇÃO DA CHAPA, E QUE NÚBIA NÃO TERÁ DIREITO DE RECORRER NA CADEIRA, ELA E O ROZAM TERÃO QUE RECORREREM A INSTÂNCIA SUPERIOR FORA DO CARGO. RESTA SABER SE A NOBRE ADVOGADA E EX-PROCURADORA ESTA EZALANDO ESTE VENENO, POR ESTAR FORA DO GRUPO QUE NESTE MOMENTO RECEBEM OS BENEFÍCIOS DAS TRANSAÇÕES FRAUDULENTAS DESTE CLÃ OU SE REALMENTE É VERDADE VAMOS AGUARDAR, UMA COISA É VERDADEIRA, ELA ANDA FALANDO PELOS COTOVELOS AOS QUATROS CANTOS DO MUNICÍPIO ESTE ASSUNTO.

Acesse todas as suas contas de e-mail num único login dentro do Hotmail. Veja como.

PROJOVEM ABRE 7 MIL VAGAS EM CONCURSOS DE QUALIFICAÇÃO. MAGÉ TEM ASSEGURADAS 700 VAGAS.

Aprender uma profissão para estrear com o pé direto no mercado de trabalho vai ficar mais fácil para sete mil jovens moradores de municípios da Região Metropolitana do Rio. Até 12 de abril, as prefeituras da capital e de Belford Roxo, Magé, Niterói, São Gonçalo, São João de Meriti e Itaboraí receberão inscrições para o ProJovem Urbano, programa de qualificação profissional realizado em parceria com o governo federal. Oportunidades - As sete mil oportunidades estão distribuídas pelos seguintes municípios: Rio de Janeiro (duas mil), Belford Roxo (mil), Magé (700), Niterói (700), São Gonçalo (800), São João de Meriti (800) e Itaboraí (mil). Requisitos - É preciso ter idade entre 18 e 29 anos, ensino fundamental incompleto, estar desempregado e ser morador do próprio município onde fizer a inscrição. Áreas de formação - O ProJovem Urbano oferece cursos de qualificação em áreas como construção civil, turismo e hospedagem, telemarketing, artes e serviços administrativos. A capacitação oferecida varia conforme o município. Capacitação - Além da formação profissional, os alunos do ProJovem recebem capacitação em informática e cidadania. Há também aulas para aumento de escolaridade, já que, no momento da inscrição, não é exigida dos candidatos a conclusão do ensino fundamental. Bolsa-auxílio - Em média, o programa tem duração de 18 meses. Ao longo desse período, os participantes recebem uma ajuda de custo mensal de R$ 100. Como participar - Basta entrar em contato pelo telefone 0800-722-7777 para saber onde ficam os postos de inscrição de cada um dos municípios. A ligação é gratuita. Prazo - As inscrições estão previstas para terminarem no dia 12 de abril, segundo a Secretaria Nacional de Juventude, da presidência da República.

Fale com seus amigos do Messenger direto da Caixa de Entrada do Hotmail. Clique aqui

NOTA DE ESCLARECIMENTO.

O BLOG., ACONTECEU EM MAGÉ, DE FORMA DEMOCRÁTICA, TEM PUBLICADO OS COMENTÁRIOS DE TODOS O INTERNAUTAS QUE NAVEGAM NESTE, SOMENTE TEMOS RESTRIÇÕES QUANDO O COMETÁRIO CONTÉM PALAVRAS DE BAIXO CALÃO OU CUNHO DEPRECEATIVO MORAL A QUALQUER PESSOA. PORTANTO, O USO DESTE ESPAÇO POR AQUELES QUE ANÔNIMAMENTE POSTAM SEUS COMENTÁRIOS CONTINUARÁ, O QUE NÃO SERÁ PERMITIDO É A APROVAÇÃO DO MESMO, PARA POSTAGEM DE RECADOS COM CUNHO PESSOAL VISANDO AGRADAR DETERMINADO SEGUIMENTO POLÍTICO OU CANDIDATO, PARA OBTENÇÃO DE BENEFÍCIOS E FAVORES, EX: A ANÔNIMA QUEM TEM POSTADO SEGUIDOS COMENTÁRIOS ENALTECENDO A EX-CANDIDATA NARRIMAN, SUGERIMOS QUE ELA UTILIZE ESTE ESPAÇO PARA CONVOCAR SEUS ELEITORES E CABOS ELEITORAIS, PARA REUNIÕES COM OBJETIVO DE DESCUTIR AS QUESTÕES ECONÔMICAS E SOCIAIS QUE MAGÉ TANTO BRADA, E LEVAR A SUA CANDIDATA, ATÉ A EQUIPE DESTE BLOG., IRÁ, LÓGICO DESDE QUE CONVIDADA. NO MAIS APAREÇAM SEMPRE, OBRIGADO POR NAVEGAREM NESTE, ABRAÇO DE TODOS DA EQUIPE DESTE BLOGGER, ATÉ JÁ!

Transforme-se em personagens engraçados. Conheça o novo site de I Love Messenger.