segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

1ª INDUSTRIA DE TECIDOS DA AMÉRICA LATINA.

Fábrica Velha

O 2º Distrito de Santo Aleixo possui também uma das fábricas mais antigas do Estado do Rio de Janeiro. A Companhia Fiação e Tecelagem Bezerra de Mello, conhecida como "Fábrica Velha", fundada em 1807.

Com a Revolta da Armada, em 1893, todas as indústrias de Magé, entraram em crise econômica, ficando paralisadas por algum tempo. Em 1900, um grupo de capitalistas comprou a Fábrica Itatiaia e fundou a Cia. Fiação de Tecidos Mageense. Pouco tempo depois o grupo comprou a Fábrica Andorinhas. Apesar do sucesso, a firma veio a falir em 1933, sendo as fábricas transferidas a novos proprietários os proprietários da Companhia Santo Amaro. Em 1935, a firma Fábricas Unidas de Tecidos, Rendas e Bordados S. A. Com o advento da Fábrica Unida, a indústria têxtil de Andorinhas, iniciou uma era de extraordinárias realizações. Na união das indústrias mageense, o Município possuiu o maior complexo têxtil do Brasil, quiçá da América do Sul.

Nome: Fábrica Velha Localização: Rua Adam Blummer, s/nº – Santo Aleixo, 2º distrito de Magé – RJ/Brasil Visitação: Externa Acesso: Fácil.


Faça compras on-line com mais segurança. Instale grátis o Internet Explorer 8.

PARAÍSO EM EXTINÇÃO, POR FALTA DE POLITICAS PÚBLICAS.

Cachoeira do Monjolo

Santo Aleixo possui uma das cachoeiras mais bonitas do município de Magé. A Cachoeira do Monjolo, que está localizada na Estrada do Pico, que após três quilômetro de percurso cercada de densa vegetação, encontra-se uma trilha no meio da mata, caminhando por ela entre árvores de grande porte, cipós, trepadeiras e plantas das mais variadas matizes. A Cachoeira do Monjolo possui espaço para camping, áreas para piquenique, profundidade para saltos. O local é sempre procurado por esotéricos e amantes da natureza Cachoeira do Monjolo

Nome: Cachoeira do Monjolo Localização: Rio das Pedras Negras, Santo Aleixo, 2º distrito de Magé – RJ/Brasil Visitação: Permanente Acesso: Rua Capitão Antero, seguindo pela Estrada do Pico. Após 3 quilômetros de percurso há uma curva em "S", encontrando-se logo após, à esquerda, uma trilha entre a mata, caminhando por ela até chegar ao atrativo. Acesso Fácil.


Quer navegar na Internet sem medo? Instale grátis o Internet Explorer 8.

APESAR DE ABANDONADO PELO PODER PÚBLICO ESTE LOCAL É O ÚNICO PONTO TURISCO EM FUNCIONAMENTO.

Endereço: Estrada da Piedade, s/nº - Centro – Magé Visitação turística: Diária Poço Bento

Poço Bento - Ano 1566 - Magé-RJ.

Magé, como a cidade mais antiga do Estado, tem em sua história o Poço Bento do Padre Anchieta. Os jesuítas fizeram construir uma ermida, próximo ao morro da Piedade, que se transformou no santuário de Nossa Senhora da Piedade. Nessas terras o padre José de Anchieta obteve água pura e cristalina, ao perfurar com seu cajado a terra atingida por forte seca, onde se conseguia furar um poço de água potável. Esse milagre se espalhou, tornando o Poço Bento alvo de muitas peregrinações de romeiros em busca de milagres para seus males.

Quer fazer a bateria do seu notebook render mais? Clique aqui e descubra como.