segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

1ª INDUSTRIA DE TECIDOS DA AMÉRICA LATINA.

Fábrica Velha

O 2º Distrito de Santo Aleixo possui também uma das fábricas mais antigas do Estado do Rio de Janeiro. A Companhia Fiação e Tecelagem Bezerra de Mello, conhecida como "Fábrica Velha", fundada em 1807.

Com a Revolta da Armada, em 1893, todas as indústrias de Magé, entraram em crise econômica, ficando paralisadas por algum tempo. Em 1900, um grupo de capitalistas comprou a Fábrica Itatiaia e fundou a Cia. Fiação de Tecidos Mageense. Pouco tempo depois o grupo comprou a Fábrica Andorinhas. Apesar do sucesso, a firma veio a falir em 1933, sendo as fábricas transferidas a novos proprietários os proprietários da Companhia Santo Amaro. Em 1935, a firma Fábricas Unidas de Tecidos, Rendas e Bordados S. A. Com o advento da Fábrica Unida, a indústria têxtil de Andorinhas, iniciou uma era de extraordinárias realizações. Na união das indústrias mageense, o Município possuiu o maior complexo têxtil do Brasil, quiçá da América do Sul.

Nome: Fábrica Velha Localização: Rua Adam Blummer, s/nº – Santo Aleixo, 2º distrito de Magé – RJ/Brasil Visitação: Externa Acesso: Fácil.


Faça compras on-line com mais segurança. Instale grátis o Internet Explorer 8.

1 comentários:

Anônimo disse...

A responsabiidade do patrimonia publico , e da populaçao e do governo se o governo e ausente e a populaçao e isso e devido a fala de cultura .Pois, sabemos a situaçao politica do nosso municipio os politicos nao querem genye culta do local muito menos de fora pra tirar eles desse poder constituido , que vem a decadas fazendo lei e justiça no local .Se muitas pessoas do nosso municipio nao vendesse seus votos , igual uma prostituta de Copacabana teriamos um progresso muito grande mas , pra isso teremos que começar a mudar as nossas maneiras de pensar se queremos o progresso do local temos que trabralhar em conjunto , nao so pensando em mim e nos meus objetivos , a situaçao do nosso municipio e grave pois , a populaçao deixou essa politica de gente ignorante e burra tomar conta da nossa cidade e temos outro fator nos somos a unica cidade da baixada fluminense ou da regiao metropolitana que e mais bonita da baixada somos pois temos da baia de guanabara a vista de pontos turisticos da cidade do rio e a ponte rio niteroi e temos uma serra linda e preservada pela propria mata atlantica .Portanto Mage e o local mais bonito dessas regioes mas o fato e Mage pode ser uma cidade muito progressista se trabalhar com a economia sustentavel e pode ser um exemplo em nosso estado e tambem voltada para os seus pontos turisticos que sao os mais valiosos do Brasil Colonia e Imperio a economia de mage e seu deenvolvimento pode ser trabalhado assim : turismo,turismo ecologico,desenvolvimento com sustentabilidade e a valorizaçao do patrimonio publico local . ass : Valdemar Candido Vargas ( aluno da escola alda e presidente do gremio estudantil e morador do bairro de piabeta 6 distrito de Mage )

Postar um comentário