domingo, 22 de agosto de 2010

MARTIN LUTHER KING JR E O SEU FAMOSO DISCUROS "EU TENHO UM SONHO".

Ficheiro:Martin Luther King - March on Washington.jpg
Martin Luther King Jr. profere o seu famoso discurso "Eu tenho um sonho" em março de 1963 frente ao Memorial Lincoln em Washington, durante a chamada "marcha pelo emprego e pela liberdade". Ele organizou e liderou marchas a fim de conseguir o direito ao voto, o fim da segregação, o fim das discriminações no trabalho e outros direitos civis básicos. A maior parte destes direitos foi, mais tarde, agregada à lei estado-unidense com a aprovação da Lei de Direitos Civis (1964), e da Lei de Direitos Eleitorais (1965). Na sua carta de uma prisão de Birmingham dirigida aos pastores brancos do Alabama, ele dizia: Meus amigos. Eu devo dizer a vocês que nós não tivemos nenhuma conquista dos direitos civis sem o exercício de uma pressão legal, não violenta e determinada. Nós sabemos, por dolorosa experiência, que a liberdade nunca é concedida voluntariamente pelo opressor, ela deve ser reclamada pelos oprimidos, por muitos anos tenho ouvido a palavra "esperem". Ela soa aos ouvidos de um negro como uma cortante familiaridade. Este "esperem" sempre significou "nunca".

FILOSOFIAS DE GANDHI.

Gandhi

A alegria está na luta, na tentativa, no sofrimento envolvido e não na vitoria propriamente dita.

Um homem não pode fazer o certo numa área da vida, enquanto está ocupado em fazer o errado em outra. A vida é um todo indivisível.

As religiões são caminhos diferentes convergindo para o mesmo ponto. Que importância faz se seguimos por caminhos diferentes, desde que alcancemos o mesmo objetivo?
Cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não havia pobreza no mundo e ninguém morreria de fome.
Só engrandecemos o nosso direito à vida cumprindo o nosso dever de cidadãos do mundo.
Há riqueza bastante no mundo para as necessidades do homem, mas não para a sua ambição.
Nas grandes batalhas da vida, o primeiro passo para a vitória é o desejo de vencer!
Não é preciso entrar para a história para fazer um mundo melhor.
O MEDO TEM ALGUMA UTILIDADE MAS A COVARDIA NÃO.

Mahatma Gandhi

Mais vale a paciência que o heroísmo, mais vale quem domina o coração do que aquele que conquista uma cidade.
Provérbios 14, 32.