terça-feira, 2 de março de 2010

SOTERRADO PELO TEMPO AINDA SOBREVIVE, PORTO MAUÁ.

Porto de Mauá

Chegando a Figueira e dobrando à direita, na Estrada Real de Mauá, em direção a Praça da Guia, após dois quilômetros, encontra-se localizada à esquerda a área onde está localizada a estação ferroviária de Guia de Pacobaíba, que pertenceu a primeira estrada de ferro do Brasil, construída por Irineu Evangelista de Souza, Barão e Visconde de Mauá, em 30 de abril de 1854. Foi lá que, pela primeira vez, o solo da Pátria sentiu o rodar de uma locomotiva.

O Cais de Mauá, grande obra de engenharia, avança cerca de 250 metros pela Baía de Guanabara. No passado serviu como atracadouro de embarcações de porte.

A "Locomotiva Baronesa", percorria em 23 minutos os primeiros 14,50 Km de trilhos do Brasil. Era o trecho inicial da estrada que ligaria o Porto de Mauá, em Guia de Pacobaíba, no extinto Município da Estrela a região do Fragoso, na encosta da Serra da Estrela.

Na mesma data, 30 de abril de 1854, Irineu evangelista de Sousa, recebia o título de Barão de Mauá. A honraria resultou de uma discreta iniciativa do Ministro do Império Luiz Pedreira Couto Ferraz, só então divulgada. Com o Ministro, quatro anos antes, Mauá tinha assinado o contrato das obras.


Quer falar com seus amigos do Messenger sem instalar nada? Clique aqui e veja como.

0 comentários:

Postar um comentário