quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Consciência ingênua x Consciência crítica

O que relmente precisamos é desenvolver uma consciência critica e não ficar preso uma consciência ingênua, precisamos ver a realidade da vida em qualquer seguimento da sociedade. Todavia, na grande maioria prevalece o fascininio pelo mágico, a consciencia ingênua, sendo, em decorrência, dificil desenvolver-se a consciência crítica. São caracteristicas da consciência ingênua: tendência ao simplismo; às conclusões superficiais; tendência aceitar formas massificadoras de comportamento, que podem levar ao fanatismo; ser impermeável à investigação; ter explicações magicas; ter forte conteúdo passional que tende ao sectarismo ou ao fantismo; aceitar a realidade estática e não mutável. São caracteristiscas da consciência crítica: o anseio de profundidade na análise de um problema; a não satisfação com as aparências; substituir explicações mágicas por principios autênticos de causalidade; estar sempre disposta às revisões; repelir posições quietistas; ser indagadora, investigativa; dialogar face ao novo, não repelir o velho por ser velho e nem aceitar o novo por ser novo, mas aceitá-los por serem válidos.

2 comentários:

Anônimo disse...

Parabens para o autor deste texto, os inocentes repetem o que os maliciosos falam. Que bom, o blog de vocês esta prestando um serviço relevável a sociedade como um todo.

Anônimo disse...

O que pessoas ligadas a Cozzolino e a Narriman, tentam fazer é isto, investem em (pessoas), conciências ingênuas, com conclusões superficiais e soluções mágicas, e manipulado, elas acabam aceitando uma realidade estática (parada). Conclusão falam um monte de bobagens, sem fundamento legal.
Valeu meus irmãos maçons, vocês são sérios, esta é nossa marca.

Postar um comentário