quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

ESTA ÁREA ENCONTRA-SE ABANDONADA ENTRE O LIXÃO E O CEMITÉRIO DE PIABETÁ.

Ruínas da Igreja de N. Sra. Da Piedade de Inhomirim

Passando pela BR 116, na altura do quilômetro 132, antes de passar pelo trevo de Piabetá, encontra-se a Av. Santos Dumont que dá acesso ao 6º Distrito e a cidade serrana de Petrópolis. Em seu primeiro cruzamento, "Caminho dos Mineiros" – pois era a via, no passado, que partia do Porto da Estrela até Inhomirim onde encontrava o Caminho Novo das Minas Gerais -, entrando à direita, após trezentos metros acha-se as ruínas da Igreja de Nossa Senhora da Piedade de Inhomirim, fundada em 1696.

Apesar de pequena, a igreja foi escolhida para sede paroquial e ainda para Capital do Distrito Miliciano, que compreendia os distritos das Freguesias de Nossa Senhora da Piedade de Magé, de Nossa Senhora da Guia de Pacobaíba e de São Nicolau de Suruí. Com isso se tornou não só o centro da Freguesia, mas de toda a Baixada Fluminense, indo sua influência serra acima até os confrontos com o Rio Paraíba.

Nesta Igreja, o Patrono do Exército Brasileiro, Luiz Alves de Lima, o Duque de Caxias, pode ter sido batizado como consta no assentamento de casamento do Duque, em 1833, ele mesmo, então major e com vinte e nove anos e meio, declara ter nascido na Freguesia de Inhomirim e ter sido batizado na Freguesia de Nossa Senhora da Piedade de Inhomirim.

Localização: Estrada dos Mineiros, s/nº - Bongaba, Vila Inhomirim, 6º Distrito de Magé/ RJ/ Brasil. Visitação: Externa Acesso: Fácil


Quer fazer a bateria do seu notebook render mais? Clique aqui e descubra como.

0 comentários:

Postar um comentário