Se antes os submarinos eram apenas utilizados para fins militares ou em épicas batalhas representadas nos cinemas, agora se torna cada vez mais fácil ter um deles para uso particular. Quem pensa que se trata de embarcações monumentais está enganado. Modelos grandalhões existem, claro. Mas, da mesma forma que as montadoras investem em carros de pequeno porte, a indústria de submarinos também começa a seguir essa linha. “Por enquanto, donos de iates são os maiores compradores, mas acreditamos que o peradoras de turismo e pesquisadores também vão se interessar. Aliás, há uma parceria com uma companhia turística em Aruba”, diz Charlotte diretora de vendas e marketing da U-Boat Worx. Por ora, os principais compradores de submarinos das poucas empresas existentes são bilionários como o magnata russo do petróleo, Roman Abramovich, e Paul Allen, co-fundador da Microsoft, dono de um submarino avaliado em 12 milhões de dólares, com capacidade para dez passageiros. Para ampliar o mercado potencial, os holandeses criaram versões mais baratas do aparelho. Os cinco modelos disponíveis pela U-Boat Worx variam de 933.000 reais à 2,2 milhões de reais, com capacidade de um a cinco passageiros. O último lançamento é o C-Explorer 5 – um dos mais caros --, que pode chegar até 200 metros de profundidade, levando cinco pessoas, durante oito horas. “Agora vamos investir também no mercado asiático que tem crescido bastante”, diz Charlotte. Mas o Brasil fica de fora dos planos da empresa? “Nos encontramos com algumas pessoas, pesquisadores e também empresas turísticas brasileiras para conversar”, diz. Será que Eike Batista está interessado?
Fonte: Exame
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